Ganhador do Nobel de Literatura de 1988, José Saramago (1922 – 2010), é apontado por muitos como o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa nas últimas décadas. Duas obras suas já foram adaptadas para o cinema: Ensaio sobre a cegueira e Embargo.
Aos 25 anos, publica o primeiro romance Terra do Pecado (1947). Nessa época, Saramago era funcionário público. Em 1955 e para aumentar os rendimentos, começou a fazer traduções de Hegel, Tolstói e Baudelaire, entre outros. Depois de Terra do Pecado, Saramago apresentou ao seu editor o livro Clarabóia que, depois de rejeitado, permaneceu inédito até 2011.
Persiste, contudo, nos esforços literários e, 19 anos depois, funcionário da Editorial Estudos Cor, troca a prosa pela poesia, lançando Os Poemas Possíveis. Num espaço de cinco anos, publica, sem alarde, mais dois livros de poesia: Provavelmente Alegria (1970) e O Ano de 1993 (1975).
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra do autor, segue abaixo o link para realizar o download de 22 de seus livros. E mais abaixo, seguem mais algumas indicações de filmes: