Quais são os efeitos colaterais mais comuns?

EUA confirma 6 reações alérgicas graves causadas pela vacina da Pfizer |  Exame

“O que temos visto são dor no braço, dores no corpo, às vezes fadiga e até febre baixa”, disse o médico Peter Hotez, especialista em vacinologia e reitor da Escola de Medicina Tropical da Baylor College of Medicine.

Depois de tomar a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech, Hotez disse que teve calafrios por algumas horas. “Sabemos por que isso acontece: a vacina é muito potente em induzir uma resposta imune. Essa é uma das razões pelas quais estamos obtendo níveis tão altos de proteção” contra a Covid-19, de acordo com o médico.

Outros efeitos colaterais podem incluir dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, e possivelmente dor de cabeça ou náusea, de acordo com o CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Quantas pessoas têm efeitos colaterais?

Não há certeza, porque milhões de norte-americanos estão sendo vacinados todos os dias, e aqueles que sofrem com os efeitos colaterais podem acabar não reportando ao Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos Pós-vacinação dos EUA.

Contudo, nos testes das vacinas, cerca de 10% a 15% dos voluntários imunizados desenvolveram “efeitos colaterais bastante perceptíveis”, disse o ex-consultor científico-chefe da Operação Warp Speed, Moncef Slaoui, no fim do ano passado. “A maioria das pessoas terá efeitos colaterais muito menos perceptíveis”, comentou.

Quando se trata de anafilaxia (reações alérgicas graves), “a taxa agora é de cerca de dois a cinco por milhão de vacinados”, afirmou Hotez. Isso significa que cerca de 0,0005% (ou menos) daqueles que recebem uma vacina contra a Covid-19 têm uma resposta séria e negativa.

A boa notícia é que, mesmo quando há desfechos severos, “eles geralmente acontecem nos primeiros 30 minutos”, disse Hotez. “É por isso que os locais de vacinação mantêm as pessoas lá por 15 a 30 minutos após a injeção, para ter certeza de que não terão uma reação anafilática”.

O CDC recomenda que pessoas que já tiveram uma reação alérgica grave a outras vacinas ou possuem um histórico de anafilaxia permaneçam no local por 30 minutos após a vacinação. Os outros podem ir embora após 15 minutos.

Todos os locais de vacinação devem estar equipados com epinefrina para rapidamente tratar casos de anafilaxia, recomendou o CDC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s