
A Índia segue batendo recordes da pandemia da Covid-19. Nesta terça-feira (18), o país registrou 4.329 mortes pelo vírus e superou o recorde do Brasil, que contabilizou 4,2 mil vítimas em 8 de abril de 2021. Caso a média de mortes continue aumentando, baterá o recorde mundial de 4,4 mil mortes em um único dia, que pertence aos Estados Unidos.
Com os dados de hoje, a Índia totaliza 278 mil mortes pela Covid-19 e é o terceiro país com o maior número de óbitos pela doença.
Leia também: Terceira onda de Covid-19 é prevista para ocorrer no Brasil
Segundo os dados da “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford, a Índia foi responsável por 41% de todas as mortes e 49% de todos os casos confirmados no mundo nas últimas 24 horas. Esse número pode ser ainda maior devido a subnotificações. Há tendências de que o número real da pandemia seja até cinco vezes maior.
Especialistas alegam que a Índia ficou para trás nos testes necessários para rastrear a cepa B.1.617, que se espalhou pelo país e foi detectada em 44 países diferentes, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Número de infectados apresenta tendência de queda
Mesmo com o número de mortes batendo recordes diários, o número de infectados apresenta tendência de queda. Os 263 mil infectados registrados nas últimas 24 horas representam uma queda de 36% em relação ao pico de 414 mil registrado no dia 6 de maio.
Esse é o segundo dia seguido com menos de 300 mil casos após 25 dias seguidos acima deste patamar. Além disso, é o menor número diário de infectados em um mês.
O que preocupa o governo indiano é que o número de casos comece a diminuir nos grandes centros, mas o vírus se espalhar pelo interior, onde a infraestrutura de saúde é pior.