sonhos soterrados-em petrópolis

SONHOS SOTERRADOS

Soterrados por Deus ou pelo estado? Ou foi apenas coisa do destino, fatalidade, “estar no lugar errado na hora errada?”

Sobre a catástrofe natural em Petrópolis, o que dizem os homens sobre isso? Alguns acham de fato que é Deus quem causa tudo, seja coisa boa ou coisa ruim. Ou se não é ele quem causa pelo menos permite, diriam os mais sensatos, menos religiosos.

Invoquem a razão para obter a resposta mais plausível. Qual é o contexto histórico do lugar, houve outrora algo similar, por repetidas vezes? Sim, por várias vezes ocorreram grandes enchentes no local, por esta razão, pelo menos o estado, representado pelas autoridades constituídas, como prefeito, governador e até presidente, todos sabiam dessa tragédia anunciada.

Em 2011 houve algo similar, com menos intensidade, contudo bastava este registro para servir como alerta, para se prevenir o que ocorreu agora. O estado brasileiro é omisso, quando permite que se construam casas em encostas. A ganância dos especuladores que enriquecem com a ilegalidade, o município que não fiscaliza nem pune quem explora estas terras de áreas de risco. É um conjunto de coisas erradas, mal administradas, que contribuem para que catástrofes como essa ocorram, e vai continuar ocorrendo.

As pessoas que são vítimas não sabem a quem recorrer, nessa hora de desespero, esperam o auxílio do estado que não chega em tempo hábil. O que lhes resta é a solidariedade dos seus vizinhos, pessoas pobres que não possuem muito para compartilhar. Contudo, é essa ajuda que realmente conta nessa hora difícil, é lindo e emocionante ver quanto os brasileiros são solidários, humanos e gentis.

Acaba que os sonhos soterrados servem de motivo para que outros possam sonhar com a bondade humana, todavia o que mais entristece, é saber que esta humanidade demonstrada nesses momentos, sobretudo pelo povo, por pessoas simples, não representa a verdadeira alma do Brasil atual. Esta solidariedade não acomete os poderosos, não sensibiliza o estado político, câmara e congresso para reagirem em favor do povo, especialmente com instrumentos governamentais, a fim de evitar futuras tragédias.

Não temos dúvidas sobre de quem é a culpa. É do estado e dos seus agentes públicos, são eles quem protagonizam este evento trágico, facilmente evitável. É o estado que causa, por omissão e produz as consequências. Sonhos soterrados pela covardia do estado brasileiro.

Por Evan do Carmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s