FAKE NEWS

Como pensador, tenho a obrigação de dizer certas coisas nesta seara político-social. Como se encontra a sociedade atual? Toda sorte de impurezas é praticada, falo de impurezas morais, sem sentido religioso; falo de imundícies sociais, condutas erradas, fora do bom senso ético, falta de respeito, intolerância, violências e preconceitos de todos os tipos.
Por exemplo, sobre as mentiras que são disseminadas, com intenção clara de prejudicar a reputação das pessoas, sejam elas pessoas públicas ou não, embora todos saibam o que é fake news, se não sabem, mas praticam. Por que isso acontece? O Brasil não tem lei que puna esse tipo de crime, o cara publica algo cruel contra alguém, depois se a justiça for provocada manda-se tirar do ar. Indenização nem sempre é possível receber, a prática desse tipo de crime é incentivada por autoridades, uma vez que os poderosos não são enquadrados como criminosos virtuais.
Como corrigir esta mazela social, esta ferida aberta? Primeiro precisamos entender como surgiu este crime. Pense no seguinte, se você deixar por muito tempo a sujeira acumulada na pia da cozinha, se não retirar o lixo orgânico o que acontece? Logo os vermes aparecem, foi isso que ocorreu em todo o mundo, não só no Brasil. Por se deixar o lixo acumular, o lixo virtual foi crescendo sem regras ou leis para coibir, logo os vermes proliferaram a ponto de chegar ao nível que se encontra.
Tire como exemplo o combate à pedofilia, hoje a lei é bem aplicada e os criminosos são punidos sempre com o rigor da lei. Algo similar precisa ser feito com respeito ao crime de fake news. Se o cidadão de qualquer classe social for enquadrado numa lei similar, só assim será possível mudar esta realidade. Mas qual é o princípio mais elevado de uma democracia, de um estado democrático de direito e de dever? É quando as leis são acatadas por todas as autoridades constituídas, sobretudo por seus mandatários, governantes e afins. Uma vez que estas leis forem respeitadas em sua completude por estes, fica mais fácil punir a delinquência social na base da sociedade, aplicando-a para todos os cidadãos. Mas o que se observa no Brasil, em especial, é que as autoridades são os primeiros e os mais bem-sucedidos em praticar o crime de fake news, sem sofrer nenhuma penalidade.
Como corrigir, como tipificar e punir esse crime? Com uma lei forte, como a lei da pedofilia, todo e qualquer cidadão que produzir, armazenar, ou repassar mentiras maldosas, com o fim de prejudicar alguém, seja punido com multa alta, e com prisão de um ano em caso de reincidência.
Evan do Carmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s