prefácio do livro, verbo líquido

Nota do autor

Só arte tem o poder de nos salvar de nós mesmos e do caos do mundo, por isso, conscientemente escolhi viver pela arte, para a arte, e com a magia da criatividade tenho feito arte em várias formas: poesia, romances e música. Foi e tem sido pela arte que estou vivo, e sobretudo lúcido a ponto de entender a insignificância do homem em qualquer contexto fora da arte. Fora do mundo real e encantado onde habita a arte tudo é nebuloso e incerto. A prova disso é que todos os homens, os que artistas não são, quando não suportam mais o peso do mundo, correm para respirar o ar puro que o mundo artístico produz. A catarse necessária ao espirito humano só ocorre pelo efeito da arte em nós.

            Este pequeno livro de poemas tem uma mensagem de força incomparável. Quando leio os poemas que fiz nestes últimos meses pós pandemia, reconheço outra voz poética mais consciente do papel de um artista no mundo. Hoje percebo que não há lugar no mundo e na história para um artista que se omite, que se esconde no véu da neutralidade, por medo ou por questões ideológicas de ordem metafísica. A arte exige coragem, um poeta ou escritor nunca será verdadeiramente artista se não entender e viver isso.

Por isso o Verbo Líquido, título que me foi fácil escolher, basta ler os poemas para entender a sua origem. Tive que dissolver meu próprio verbo para enfim pôr as ideias em ordem, em forma de poesia, de uma maneira que também fosse fácil entenderem o que escrevi em versos. A língua é nosso maior dom, e se traduz, no caso do poeta, em texto, em poema. A voz de um escritor sãs seus livros, e ninguém consegue ser mais vendeiro do que alguém que escreve sobre suas percepções de mundo.

Eis o verbo liquefeito, em ação, eis um pouquinho de mim, ou apenas dos farrapos que sobraram, depois de uma quase ressurreição, pois estar vivo hoje, depois de assistir ao caos em que se meteu este mundo de 2019 a 2022 é um milagre que deve ser festejado, com vinho e poesia. Sobretudo com palavras que sejam capazes de revelar nossa essência e verdade humana.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s